quinta-feira, 14 de junho de 2012

Belém acolhe Semana Portuguesa

Palestras sobre migração, minicursos, mostra de filmes, degustação de vinhos e azeites, exposição de documentos e trajes típicos, mesas-redondas e leituras de autores portugueses fazem parte da programação.
 

Belém - Revisitar a Amazónia lusitana é o objetivo do Centro de Memória da Amazônia (CMA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), ao promover na capital paraense, norte do Brasil, de 13 a 15 de junho, a Semana Portuguesa.
Palestras sobre migração, minicursos, mostra de filmes, degustação de vinhos e azeites, exposição de documentos e trajes típicos, mesas-redondas e leituras de autores portugueses fazem parte da programação, que conta com o apoio do Grêmio Literário Português, da Coordenação da Comunidade Portuguesa e do Vice-Consulado de Portugal.
A ideia do evento é tornar público e também aprofundar a discussão acerca de um tema relacionado ao património do CMA, composto de mais de 35 toneladas de documentos judiciários, do período de 1795 a 1970.
Testamentos, inventários, casamentos e processos criminais são exemplos das obras que compõem o acervo do CMA, dirigido pelo professor Otaviano Vieira Junior. A política cultural do CMA é agregar a essa documentação uma série de atividades para que a Amazônia possa ser revisitada, nesse caso, uma Amazônia portuguesa", destacou.
"A programação não está desvinculada do conhecimento acadêmico, por isso o esforço de trazer professores e alunos  que compõem o Grupo de Pesquisa População, Família e Migração na Amazônia (Ruma), do CNPq, para promover o debate."
Nesta quarta-feira (13) foi realizada a mesa-redonda "Portugueses na Amazônia Colonial". Para quinta-feira (14), os organizadores propõem "Rotas coletivas, trajetórias individuais: migrantes portugueses e a construção do destino no Pará oitocentista". Já no dia 15, sexta-feira, o debate "Migração portuguesa e saber didático na Amazônia" será voltado para alunos do ensino médio.

Ciclo de cinema
O cinema também se faz presente na Semana Portuguesa, que abriu com o filme Madredeus em Lisboa Ballet-Mar (2006), que aborda a música contemporânea e as produções portuguesas mais recentes.
Da programação oficial, fazem parte os longas-metragens "José e Pilar" (2011) – cujo cerne é o retrato quotidiano do escritor José Saramago – e "Fados" (2007) – uma leitura da música lusitana clássica. As informações são do vice-consulado de Portugal em Belém.

Portugal Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário