sábado, 19 de março de 2011

Divulgação da Cultura Portuguesa - O papel das Associações Luso-Brasileiras

As associações luso brasileiras - cerca de 170 agremiações espalhadas por todo o vastíssimo território brasileiro - têm desenvolvido um importantíssimo papel na divulgação da Cultura Portuguesa. A começar pelo Real Gabinete Português de Leitura, fundado em 1837, no Rio de Janeiro.

Às associações de espírito lusíada no Brasil estiveram ligados alguns intelectuais e artistas de grande vulto, entre os quaisHipólito José da Costa, João Lúcio de Azevedo, Raphael Bordallo Pinheiro, Gilberto Freyre, Jaime Cortesão, Pedro Calmon, Ferreira de Castro, Miguel Torga, Serafim Leite e tantos outros!

Do ponto de vista associativo, o Clube Português também passou a ter, desde 1920, uma posição de relevo, no plano cultural, mas, nos últimos decênios anos, foi dos que mais se ressentiu, em São Paulo, da queda do surto emigratório.

Uma nova fase cultural começou em 2010 com a mesa - redonda, coordenada pela escritora Teresa Rita Lopes (da Universidade Nova de Lisboa) e a participação de professores e escritores brasileiros e portugueses, em torno de “As ideias políticas de Fernando Pessoa”.

No livro "90 anos do Clube Português" , editado sob a coordenação do Centro de Estudos Luís de Camões (órgão cultural da entidade), João Alves das Neves reuniu os principais episódios da história da agremiação luso-paulistana, desde 1920 até hoje.
JOÃO ALVES DAS NEVES - Escritor português, radicado no Brasil. Foi redator - editorialista de "O Estado de S. Paulo", durante trinta e um anos e professor - pesquisador da Faculdade de Comunicação Social Gasper Libero (São Paulo), durante um quarto de século. Autor de cerca de três dezenas de livros publicados, seis dos quais sobre a obra de Fernando Pessoa. O seu último livro foi lançado em em Lisboa, pela Editora Dinalivro, sob o titulo de "Dicionário de Autores da Beira-Serra", região onde nasceu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário