domingo, 31 de janeiro de 2016

Parabéns à Tuna Luso Brasileira!




Um comentário:

  1. É preciso resgatar os esportes da Tuna. Infelizmente, a Tuna não é mais respeitada como um clube vencedor. Alguns torcedores de outros clubes se referem a ela como um museu, um clube esportivo do passado. Faz-se necessário um plano de recuperação do clube, buscar meios de financiamento, parcerias, patrocínios, conseguir mais sócios.
    Ás vezes converso com filhos ou netos de portugueses e percebo que muitos não tem a mínima ligação emocional com a Tuna. Um empresário português com quem falei ano passado ao lhe perguntar se podia ajudar a Tuna o mesmo me disse: "Tuna? Ainda existe?" Soube de outros empresários portugueses que são torcedores de Remo ou Paysandu. Tenho primos, netos de portugueses que são remistas. E o pai deles que é filho de pai português sempre foi torcedor do Remo.
    Claro que há portugueses e descendentes que são torcedores da Tuna. Mas creio que são cada vez mais em menor número. Assim, há os que não são descendentes diretos que são tunantes, talvez a maioria dos torcedores da Tuna atualmente.
    Minha opinião é que se dentro dos próximos 3 anos a Tuna continuando nesta situação verá desaparecer em pouco tempo os seus esportes tradicionais e ficará sendo só um clube de lazer, no estilo do Pará Clube. Tendo apenas recordações de antigas glórias esportivas.
    Sinto tristeza por ver cada vez mais remistas e bicolores desdenharem da Tuna e a colocarem num plano muito inferior, apenas querendo que ela forme atletas para que Remo e Paysandu tirem proveito. Tuna está se tornando um clube estilo do América do Rio e ficando na situação da Portuguesa de São Paulo, que tem um linda história, porém com seus esportes sem destaque.
    Márcio Rodrigues-tunante e luso-descendente.

    ResponderExcluir