terça-feira, 7 de setembro de 2010

7 de Setembro - Dia da Independência do Brasil

A independência do Brasil foi declarada por Dom Pedro no dia 07 de setembro de 1822.

A instalação da Corte portuguesa no Brasil, em 1808, contribuiu para a separação definitiva das duas nações. A abertura dos portos, a elevação da colónia à situação de reino e a criação do Reino Unido de Portugal e Algarves (1815) deram início a um processo que acabaria por se revelar irreversível.

Dom João VI é chamado a Portugal pelas Cortes Constituintes decorrentes da Revolução Liberal no Porto, em 1820. Ele volta, mas deixa no Brasil o filho Dom Pedro como Regente, para conduzir a separação política, caso fosse inevitável.

Pressionado pelas Cortes, Dom João VI chama Dom Pedro a Lisboa. Mas o príncipe regente resiste. Forma-se em torno dele um grupo de políticos brasileiros que defende a manutenção do status do Brasil no Reino Unido. Em 29 de dezembro de 1821, Dom Pedro recebe um abaixo-assinado pedindo que não deixe o Brasil. Sua decisão de ficar é anunciada no dia 9 de janeiro do ano seguinte, num gesto enfático. O episódio passa à História como o DIA DO FICO.

Entre os políticos que cercam o Regente estão os irmãos
António Carlos e José Bonifácio de Andrada e Silva, e o Visconde de Cairu, José da Silva Lisboa. Principal ministro e conselheiro de Dom Pedro, José Bonifácio luta, num primeiro momento, pela manutenção dos vínculos com a antiga metrópole, resguardando a autonomia brasileira.

Dom Pedro, convencido de que a separação é irreversível, aceita a independência desde que a monarquia continue. Fora da Corte, outros líderes liberais, como
Joaquim Gonçalves Ledo e Januário da Cunha Barbosa, actuam nos jornais e nas lojas maçónicas. Fazem pesadas críticas e defendem total separação da metrópole.

Em 3 de junho de 1822, Dom Pedro recusa fidelidade à Constituição portuguesa e convoca a primeira Assembleia Constituinte brasileira. No dia 07 de setembro de 1822, numa viagem a São Paulo, Dom Pedro recebe novas exigências das Cortes Constituintes de Portugal. Irritado, reage proclamando a Independência do Brasil.

Em 12 de outubro de 1822, é aclamado imperador pelos pares do Reino e coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, no dia 1º de dezembro, recebendo o título de Dom Pedro I. No início de 1823, realizam-se eleições para a Assembleia Constituinte da primeira Constituição do Império Brasileiro. A Assembleia é fechada em novembro por divergências com Dom Pedro I. Elaborada pelo Conselho de Estado, a Constituição é outorgada pelo imperador a 25 de março de 1824.

Contra o liberalismo de sectores das elites brasileiras, triunfa o espírito conservador e centralizador de José Bonifácio. “Independência sem revolução” era a expressão usada na época para definir o pensamento do principal conselheiro de Dom Pedro I.


domingo, 5 de setembro de 2010

Homenagem ao PAI DO ANO

Aconteceu no dia sete (7) de agosto a homenagem da Associação Vasco da Gama ao sócio Domingos Ribeiro Mendes, que merecidamente representou os pais associados.

Durante o jantar o Sr. Domingos Ribeiro Mendes foi anunciado e homenageado como o escolhido pela Associação através das falas dos Diretores José Valente, Cícero Alves e Helder Serra.

Em seguida assistimos à homenagem da esposa, dos filhos e dos netos do PAI DO ANO, documentado em um belo vídeo que emocionou a todos (as) que reconhecem nesse sócio atributos que justificam a honrosa escolha; em seguida o PAI DO ANO 2010 falou da sua alegria, emoção e gratidão a todos (as) pela lembrança.

Com música ao vivo a noite estendeu-se de forma acolhedora dedicada a todos os pais associados e seus convidados.