terça-feira, 11 de junho de 2013

Encerramento do Ano do Brasil em Portugal

A visita da Presidente Dilma Rousseff teve como objetivo marcar o encerramento do Ano do Brasil em Portugal, que terminou nesta segunda-feira, quando se comemora o Dia de Portugal. Desde 7 de setembro do ano passado, o Brasil levou ao país 294 eventos em áreas diversas, desde as artes plásticas, música e teatro, até a literatura, dentre outras.

Nesses dez meses, estiveram em Portugal 2.140 artistas brasileiros. O investimento total foi de R$ 16 milhões de reais, vindos da Embratur, do Ministério da Cultura, do Ministério das Relações Exteriores e da Funarte. Na avaliação do Ministério da Cultura, foi o maior painel artístico brasileiro no exterior até hoje.

No entanto, no programa oficial da presidente não foi incluída nenhuma participação no evento. Dilma não participou do show de encerramento oficial, de Ed Motta, cujo horário foi mudado para facilitar sua presença, nem do último espetáculo do Ano do Brasil, um show de Maria Bethânia – quando estava num jantar com o presidente e o primeiro-ministro portugueses.

Durante a tarde, a presidente fez uma visita privada ao Espaço Brasil, que abrigou shows e exposições durante o ano. Viu uma coleção de cerâmicas concebidas por designers brasileiros e a exposição Caminhando, de Lygia Clark.

Nenhum comentário:

Postar um comentário