segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dia da Língua Portuguesa é comemorado em Brasília pelas embaixadas da CPLP

Brasília - As embaixadas em Brasília dos estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) irão comemorar o Dia da Língua Portuguesa, que se assinala este domingo, 5 de maio, com uma cerimónia a realizar esta segunda-feira, 6 de maio, no auditório do Instituto Camões – Embaixada de Portugal em Brasília com uma programação dedicada às diversas vertentes da cultura lusófona.
"Esta iniciativa pretende dar lugar às multiplas manifestações culturais dos vários países da CPLP, com um forte apelo à participação de todos quantos se identificam com Língua Portuguesa e a cultura dos povos da CPLP", refere um comunicado veiculado pela Embaixada de Moçambique no Brasil.


O dia 5 de maio é uma data em que os países do espaço lusófono desenvolvem  atividades culturais que promovam a Língua Portuguesa e a cultura lusófona e é celebrado nos oito países que pertencem à CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Lançada em 2005 em Luanda, Angola, quatro anos depois a iniciativa foi oficalizada quando os países da CPLP se reuniram e chegaram ao acordo na sequência da Resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros, de 2 de julho de 2009, sobre a instituição do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP em que faz "recomendar aos Estados-membros, às instituições da CPLP, aos Observadores Associados e Consultivos e às diásporas dos países da CPLP, a comemoração do Dia da Língua Portuguesa, tendo em vista a sua afirmação crescente nos Estados-membros e na comunidade internacional".
PROGRAMA DO DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA E DA CULTURA NA CPLP
18H00 - Exibição do documentário "Sobre a Biodiversiade", cedido pela Embaixada da República da Guiné Bissau.
18H30 – Abertura da celebração pelo senhor João Pignatelli – Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal
18H35 – Palavras de Francisco Ribeiro Telles – Embaixador da República de Portugal como anfitrião do evento.
18H40 – Palavras  de Manuel Lubisse – Embaixador da República de Moçambique no quadro da Presidência (em exercício)  da CPLP para uma Mensagem de Saudação à data.
Momentos de Poesia
18H45 – Declamação  de um poema de cada país, a ser proferida por embaixadores, membros do Corpo Diplomático e estudantes.
18h50- Representante do Brasil.
18h55- Embaixador de Cabo-Verde, Daniel Pereira, com o poema: "Você Brasil", do grande poeta cabo-verdiano Jorge Barbosa.
19h00 – Embaixadora da República da Guiné-Bissau, Eugénia Saldanha,  com o poema "Em que língua escrever" da poetisa guineense Odete Semedo
19h05 – Representante de Moçambique, Sr. Nhambanga, moçambicano.
19h10 – Representante de Portugal.
19h15 – Embaixador de Timor Leste, S.E. Domingos de Sousa
19h20 – Representante de Angola, declamação de poesia a ser feita por um estudante angolano.
Dança
19h50 - Apresentação de dança pelo Grupo dos estudantes cabo-verdianos: Janísia Mota, Carlinda Lopes, Kathleen Rocheteau, Amarildo Tavares, Hernany dos Reis e Vander Delgado.
Música
20h00 – Cantor angolano Carlos Lamartine - Adido Cultural.
20h15 – Apresentação de Mônica Ramos, fadista brasileira.
20h35 – Canto ao violão pelo cantor moçambicano Romualdo Johnam – Adido de Turismo e Cultura.
20h50 – Canto do embaixador do Timor Leste, Domingos de Sousa, acompanhado ao violão.
20h55- Palavras de agradecimento por Manuel Lubisse – Embaixador da República de Moçambique no Brasil em nome da Presidência em exercício da CPLP.
21h00 – Cocktail, para confraternização,  por mais um aniversário da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP.

Fonte:  http://www.portugaldigital.com.br/lusofonia/ver/20076918-dia-da-lingua-portuguesa-e-comemorado-em-brasilia-pelas-embaixadas-da-cplp

Nenhum comentário:

Postar um comentário