terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil apresentará em fevereiro e março trabalhos de fotógrafos lusos, bem como debates e "masterclasses".


Brasília - A cidade de Curitiba irá receber em fevereiro e março uma das maiores delegações de sempre de fotógrafos portugueses no Brasil. Uma equipe de portugueses de diferentes regiões desembarca na capital paranaense para expor e debater fotografia contemporânea na programação do Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil.
O evento, que integra a programação do Ano de Portugal no Brasil, propõe discutir amplamente a fotografia artística dentro dos cenários português e brasileiro contando com uma mostra oficial, a ser realizada no Museu Municipal de Arte – MuMA, em Curitiba, além de uma série de encontros, debates, "masterclasses" e exposições paralelas.
A curadoria contempla fotógrafos portugueses da nova geração, porém em diferentes estágios de suas carreiras profissionais, oferecendo um panorama das temáticas e direções da fotografia na arte contemporânea produzida em Portugal.
O Ciclo da Fotografia Portuguesa conta ainda com a participação de uma das maiores teóricas portuguesas da fotografia contemporânea, Margarida Medeiros, professora universitária e autora do livro "Fotografia e Narcisismo — o autorretrato contemporâneo", entre outros. Margarida Medeiros dará duas palestras, com os temas "Espíritos contemporâneos: quando a arte e os outros mundo se entrecruzam" e "Representar o observável: contaminações entre a fotografia e a pintura". As sessões serão realizadas na Universidade Positivo.

Mostra oficial
Com trabalhos de Teresa Palma, Cláudia Rita Oliveira, Francisca Veiga, Helena Peralta, João Serra, Mariana Marote, Rodrigo Bettencourt da Câmara e Rodrigo Amado, a mostra oficial do Ciclo da Fotografia Portuguesa apresenta o cenário da nova geração de fotógrafos portugueses.
Expondo temáticas que caminham entre a relação das ciências sociais e a fotografia, estudos de luz e técnicas e natureza morta urbana, a exposição contempla trabalhos conceituais e com grande potencial reflexivo. No programa serão realizadas conversas com os artistas e visitas guiadas, ampliando o conteúdo crítico resultado deste encontro entre os artistas portugueses e a
realidade curitibana.

Espíritos contemporâneos: quando a arte e os outros mundo se entrecruzam
Conferência com Margarida Medeiros; 04 de fevereiro, 19h; Universidade Positivo

Conversa com artistas: Fotografia enquanto narrativa - a estreita relação entre cinema e fotografia
04 de fevereiro, 21h30; Claudia Rita Oliveira, Francisca Veiga e Nego Miranda; Atelier Bar e Restaurante

Conversa com artistas: Devaneios urbanos - a fotografia e seus aspectos sociais
05 de fevereiro, 21h30; Helena Peralta, Rodrigo Amado, João Serra e Roberto Pitella; Atelier Bar e Restaurante

Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil
06 de fevereiro, às 19h (aberta ao público até 28 de fevereiro); Fotógrafos: Rodrigo Amado, Claudia Rita Oliveira, Helena Peralta, Francisca Veiga, João Serra, Mariana Marote, Teresa Palma e Rodrigo Bettencourt da Câmara; Museu Municipal de Arte de Curitiba - MuMA; Terça a Domingo das 10h às 20h; Entrada gratuita

Representar o observável: contaminações entre a fotografia e a pintura
Conferência com Margarida Medeiros; 07 de fevereiro, 19h; Universidade Positivo

Conversa com artistas: Fotografia e Arte Contemporânea: entre e a forma e a mensagem
07 de fevereiro, 21h30; Mariana Marote, Rodrigo Bettencourt da Câmara e Milla Jung; Atelier Bar e Restaurante:

Exposição "A Arqueolojista"
Mostrar Lisboa através de seu comércio tradicional. A exposição "A Arqueolojista" parte desta ideia, e irá levar a Curitiba um pouco do clima pitoresco da capital portuguesa. Registrando espaços familiares, pequenos comércios ainda em atividade pelas ruas tortuosas de Lisboa, a fotojornalista Mami Pereira apresenta seu trabalho na Galeria Ponto de Fuga, em Curitiba. De 27/02 até 02/04/2013. 


Notícia no Portugal Digital




Nenhum comentário:

Postar um comentário