quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Embaixador de Portugal no Brasil presta homenagem a Juscelino Kubitschek de Oliveira

Durante visita ao Memorial JK, Francisco Ribeiro Telles manifestou apreço pela amizade com que Juscelino Kubitschek de Oliveira sempre distinguiu Portugal e os portugueses radicados no Brasil.
Hermínio Oliveira
 

Brasília - O embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, visitou nesta quarta-feira (31) o Memorial Juscelino Kubitschek (JK), em Brasília, onde foi recebido pela presidente do conselho da entidade,  Anna Christina Kubitschek Barbará Pereira, pelo empresário e ex-vice governador do Distrito Federal, Paulo Octávio, e pelo historiador  Affonso Heliodoro, um dos contemporâneos de JK, de quem foi estreito colaborador.
Na ocasião, o diplomata português, que se fez acompanhar na visita pelo ministro conselheiro José Rui Caroço, pelo adido militar, capitão de mar e guerra Luís Andrade, e pelo conselheiro cultural João Pignatelli, manifestou apreço pela amizade com que Juscelino Kubitschek de Oliveira sempre distinguiu Portugal e os portugueses radicados no Brasil.
A presidente do Memorial JK, neta de Kubitschek, enfatizou as estreitas relações que a sua família mantém com Portugal, país que visita com frequência e onde foi baptizada.
Do espaço museológico e conjunto arquitetônico visitado fazem parte a biblioteca pessoal do ex-presidente,  fotos dele e de sua esposa Sarah, documentos e acervo variado que testemunham a trajetória política do presidente que impulsionou a modernização do Brasil.  Na área externa, obras de Athos Bulcão, e, na câmara mortuária, um vitral desenhado por Marianne Peretti, entre outras obras de arte.
A visita do embaixador português ao memorial projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 12 de setembro de 1981 encerrou com a deposição de uma coroa de flores no mausoléu que guarda os restos mortais do presidente brasileiro que idealizou e promoveu a construção de Brasília, a nova capital do país, em pleno cerrado do centro-oeste brasileiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário